Voltar à home page
     
     
 

NOTA DA DIRETORIA DA ADUFF-SSIND SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO DIA 23/10/07
REITOR GOLPEIA O CUV E ULTRAPASSA OS LIMITES DO AUTORITARISMO, CONVOCANDO A POLÍCIA PARA REPRIMIR O MOVIMENTO NA UFF

Na manhã do dia 23 de outubro, centenas de estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos e dezenas de conselheiros universitários ingressavam no cinema da UFF, onde deveria realizar-se a reunião do Conselho Universitário (CUV), convocada para votar a adesão ou não da UFF ao REUNI, quando o reitor Roberto Salles usou do microfone para anunciar que a reunião estava suspensa. Alegou, numa rápida e trêmula fala, que poucos ouviram por estarem ainda ingressando no recinto, que a atitude era uma resposta ao fato de servidores terem sido impedidos de ingressar no prédio da reitoria por conta de um piquete montado à porta pelo grupo de estudantes que estão acampados há mais de seis meses no hall da reitoria exigindo alojamento estudantil.

Percebeu-se ali que qualquer desculpa seria usada, por estar o reitor ciente de que não teria maioria no conselho e a adesão ao REUNI seria derrotada, em função da decisão majoritária dos colegiados de unidade que, a partir do debate democrático da matéria, se posiciona contra o REUNI. Percebeu-se também sua disposição para o autoritarismo.

À tarde, os estudantes que permaneceram no cinema, após uma reunião conjunta com 32 conselheiros e as entidades dos três segmentos, resolveram permanecer na reitoria, de forma a impedir que um novo golpe, como a convocação de uma reunião fechada do CUV, fosse perpetrado pelo reitor.

Naquele momento, tomamos conhecimento de mais um passo autoritário de Roberto Salles, que distribuiu nota tentando descaracterizar os posicionamentos contrários ao REUNI e afirmando que retiraria temporariamente (pois a nota dizia que até 17 de dezembro a UFF tomaria posição) o projeto da pauta do CUV, remetendo-o para uma comissão de orçamento e metas do PDI, instância sem qualquer legitimidade para tratar da questão.

O pior, porém, ainda estava por vir. Por volta das 20h, os estudantes foram surpreendidos na reitoria, por agentes da polícia federal, portando um mandado de reintegração de posse (abrangendo a reitoria e o acampamento, instalado há mais de um ano no Gragoatá, de luta pela moradia). Os agentes informaram que a manhã do dia 24 era o limite para a saída dos manifestantes que ocupam os locais, sob pena de execução violenta da reintegração.

A diretoria da ADUFF-SSind se confessa surpresa com o grau de truculência e autoritarismo empregado pelo reitor Roberto Salles diante da evidente derrota do projeto do REUNI na UFF. Responsabilizamos diretamente o reitor pelos eventuais episódios de violência contra a comunidade universitária que uma medida deste tipo pode acarretar. Há hoje cinco ocupações de reitoria em curso nas Universidades Federais e em nenhuma delas as reitorias mostraram tamanha incapacidade para o diálogo.

As Universidades e a sociedade como um todo, guardam ainda viva a triste lembrança dos anos da ditadura militar, quando a polícia invadia os campi para reprimir o movimento estudantil. Mesmo naqueles anos de chumbo, muitos dirigentes universitários mostraram a dignidade de resistir ao ingresso das forças da repressão nas dependências universitárias. Hoje, em 2007, na Universidade Federal Fluminense, é o próprio reitor quem mancha a história da UFF e convoca a polícia para reprimir manifestações democraticamente construídas por aqueles que mantém acesa a chama da luta por uma Universidade Pública, Gratuita, Autônoma, de Qualidade e Referenciada nos interesses da maioria.

Repudiamos veementemente a vergonhosa demonstração de truculência do reitor Roberto Salles e manifestamos nossa indignação com essa mácula na história da UFF, conclamando toda a comunidade universitária para se manifestar contra este grave golpe na democracia interna e na autonomia da Universidade.

Niterói, 23 de outubro de 2007

Diretoria da ADUFF-SSind

 
     
     
  (voltar)  
     
     
Home Entidade Secretaria Documentos Contato Jurídico Tesouraria Agenda GTs Boletim Links Cadastro TOPO