Nota de repúdio da Aduff à ação criminosa da Polícia Civil no Jacarezinho

Nota da Diretoria da Aduff repudia ação do governo do estado na favela, que resultou em pelo menos 25 mortes

O Rio de Janeiro mais uma vez é palco de uma chacina em Favelas. Tal como ocorreu na década de 1990, com as três grandes chacinas que chocaram o mundo - na Candelária, na favela de Acari e em Vigário Geral - a cidade amanhece aos estampidos de fuzis, contabilizando mais uma chacina no estado.

A ação da Polícia Civil, descumprindo a decisão do STF (ADPF – Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental – nº635) que suspendia ações bélicas nas favelas durante a pandemia, assassinou, ao menos, 25 pessoas, e deixou feridos que estavam dentro do metrô próximo ao Jacarezinho. Um abuso de poder e autoridade autorizado pelo governador Cláudio Castro.

Como se não bastassem o genocídio da pandemia e o cenário geral de fome e desemprego no país, as favelas ainda enfrentam vírus letal: um sistema de segurança fundamentado no extermínio de pretos e pobres, herança direta de uma transição democrática que não expurgou a ditadura do dia-a-dia de seus moradores e a cumplicidade de setores da sociedade que cultuam o punitivismo militarista sanguinário como forma de enfrentar os conflitos sociais, ao invés de políticas sociais efetivas e transformadoras.

Infelizmente, a política de genocídio e a falta de democracia atingem o povo preto, pobre e favelado há muito tempo. E isso tem que acabar!

A diretoria da Aduff vem a público expressar o total REPÚDIO À CHACINA DO JACAREZINHO, exigindo apuração rigorosa e CONDENAÇÃO DOS ENVOLVIDOS.

BASTA DE GENOCÍDIO!
FORA, GENOCIDAS!

Diretoria da Aduff-SSind - 7 de maio de 2021
(Associação dos Docentes da UFF - Seção Sindical do Andes-SN)