O Cineclube Virtual da Aduff começou em março e já exibiu 16 filmes, todos seguidos de bate-papo com as diretoras ou diretores das obras.

Esta foi uma iniciativa que proporcionou reflexões sobre os mais variados temas.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 20 de set. de 2020

Debate sobre o filme "Sementes: Mulheres Pretas no Poder"

O documentário acompanha a trajetória de seis mulheres negras durante o processo eleitoral de 2018, meses após o assassinato da vereadora Marielle Franco, no dia 14 de março daquele ano.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 16 de ago. de 2020

Debate do filme "Vidas entregues"

O curta-metragem enriquece o debate sobre esses trabalhadores, que não tem vínculo trabalhista com as empresas e vivem a insegurança trazida pela informalidade, a partir de um fenômeno das sociedades capitalistas modernas conhecida como “uberização”. Ganhou ainda mais visibilidade nas últimas semanas com a mobilização dos entregadores de aplicativo por direitos.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 26 de jul. de 2020

Debate sobre o filme "O Cárcere e a Rua", com Liliana Sulzbach

Ao narrar a história de Daniela, Claudia e de Betânia, presas na Penitenciária Madre Pelletier, em Porto Alegre, a cineasta aborda a relação estabelecida entre elas, a espera pelo julgamento, a dinâmica do regime semi-aberto e as incertezas que envolvem o retorno às ruas.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 19 de jul. de 2020

Debate sobre o filme "Auto da Resistência"

O filme lançado em 2018 aborda a violência policial nas favelas do Rio de Janeiro e a dor dos familiares que perderam seus entes queridos para a política genocida do Estado.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 12 de jul. de 2020

Debate sobre o Filme "Leva" , com Juliana Vicente

O documentário conta a história de moradores da Ocupação Mauá, no Centro de São Paulo, possibilitando a discussão sobre a luta por direito à moradia nas grandes cidades.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 05 de jul. de 2020

Debate sobre o filme "O Rebeliado" com Bertrand Lira

Com elenco formado por estudantes e egressos do curso de Rádio e TV da Universidade Federal da Paraíba, "O Rebeliado" conta, em 70 minutos, a história de um ex-travesti que se tornou pastor e tem como propósito converter gays, lésbicas e travestis à heterossexualidade.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 28 de junho de 2020

Debate sobre o filme "São Silvestre", com Lina Chamie

São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo no dia 31 de dezembro. O filme constrói de maneira sensorial a experiência de correr uma maratona: respiração, ritmo, concreto, céu, som, memória, sonho. O "corpo-a-corpo" entre o homem e a cidade.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 21 de junho de 2020

Debate sobre o documentário "Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes", com Bruno Polidoro e Cacá Nazario

Documentário sobre a vida breve do poeta, dramaturgo e escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996), revisitando fragmentos de suas obras e lembranças de seus amigos, como Maria Adelaide Amaral, Grace Gianoukas e Adriana Calcanhoto..

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 14 de junho de 2020

Debate sobre o filme "Um Filme de Dança", com Carmem Luz

O documentário faz um retrato da situação dos dançarinos negros no cenário nacional, realizando um tributo ao corpo negro e aos seus ritmos. Fazendo uso de nomes consagrados e contemporâneos do universo da dança no Brasil, a produção reproduz um histórico da dança negra no país.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 31 de maio de 2020

Debate sobre o filme “Modo de Produção”, com Dea Ferraz

Modo de Produção” faz do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Ipojuca seu personagem central. Um lugar por onde passa, diariamente, uma massa de trabalhadores rurais, com suas vidas talhadas pela cana. Aposentadorias, demissões, relações de trabalho e um suposto desenvolvimento econômico-social que se avizinha como uma miragem distante ou, quem sabe, fantasma: o Porto de Suape. Em 2017 o filme faz refletir possibilidades de um olhar sobre Capital, Estado, Justiça, Sindicato e uma massa de trabalhadores à mercê de mecanismos burocráticos que transformam a vida em espera.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 17 de maio de 2020

Debate sobre o filme "O caso do Homem Errado", com Camila de Moraes

O documentário, primeiro longa-metragem de Camila de Moraes, narra a história do operário negro gaúcho Júlio César de Melo Pinto, 30 anos, que ao ser confundido com um assaltante, foi executado pela Polícia Militar do Rio Grande do Sul, no dia 14 de maio de 1987.
Ao entrar no carro da Brigada Militar, ele tinha apenas um ferimento na boca. Mas foi executado por policiais com um tiro no abdômen. O enredo do filme é atual, dado os índices alarmantes de assassinato de pessoas negras no Brasil.
 

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 3 de maio de 2021

Debate sobre o filme "Cartas de Maio", com a cineasta Joyce Prado

"Cartas de Maio" é projeto de webserie lítero-imagético que registra a leitura de cartas de Negras e Negros contemporâneos às suas e aos seus Ancestrais vivas no dia da assinatura da Abolição da Escravatura - 13 de maio de 1888.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 19 de abril de 2020

Debate sobre o filme "Diário de uma Busca", com Flavia Castro

Celso Afonso Gay de Castro nasceu em 1943 e morreu aos 41 anos, em 1984, em Porto Alegre. Entre seu nascimento e sua morte prematura e envolta de mistérios, viveu uma vida de militância, fuga, amores e filhos. O documentário constrói um “diário de viagem” pelos países em que Celso se exilou - Brasil, Chile, Argentina, Venezuela, França - e que foram também os países da infância da diretora, sua filha. Uma trajetória nas entrelinhas da História: uma família com crianças, cachorro, malas sempre sendo feitas e desfeitas, mas que traz em si um pouco do cotidiano de uma geração de militantes de esquerda dos anos 60 e 70.

TRANSMITIDO AO VIVO: dia 05 de abril de 2020

Debate sobre o filme "Chão", com Camila Freitas

O filme acompanha a luta pelo direito à terra a partir da convivência com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra - MST no Centro Oeste do país. ‘Chão’, lançado em 2019 e exibido durante o Festival de Berlim, rompe com a imagem estigmatizada dos assentamentos e dos integrantes do MST para evidenciar a apropriação do espaço a partir de uma lógica coletiva e política, visando a produção familiar sem agrotóxicos, a equidade de gênero e o direito à terra.

Filiação à Aduff

Jornal Aduff

Boletim Aduff

A Verdade sobre a UFF

No combate às ‘fake news’, Aduff lança série de vídeos sobre a UFF

Boletim WhatsApp

Para receber notícias e comunicados da ADUFF em seu WhatsApp nos envie uma mensagem clicando no ícone abaixo ou diretamente para o número (21) 972762018

Jurídico

Atendimento Jurídico

Plantão semanal

sextas-feiras, das 10 às 13h

Advogado

Dr. Carlos Boechat

Blogs

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN